Postado por novam3 Sem categoria

Em breve no Brasil, Renault Alaskan começa a ser produzida no México

O complexo industrial CIVAC da Nissan, localizada no estado mexicano de Morelos, começou a produzir a picape média Renault Alaskan. O modelo é equivalente da Nissan Frontier, também conhecida por lá como NP300. O objetivo da marca francesa é aumentar a participação no mercado local com produção, uma vez que a empresa lidera as vendas entre as marcas importadas, tendo hoje 2% de market share.

Diante disso, a Renault utilizou o complexo da Nissan para fazer a Alaskan dedicada ao mercado interno, uma vez que unidades foram feitas anteriormente para o mercado colombiano, onde ocorreu o lançamento global do modelo. Irmã da Frontier, a picape da marca francesa apresenta grade, para-choques, faróis, lanternas traseiras e outros itens diferentes daqueles vistos no modelo da Nissan.

A motorização também é a mesma, com propulsor biturbo diesel 2.3 de 190 cv e transmissão automática de sete marchas, além de tração nas quatro rodas. Mas e por aqui? A Renault Alaskan dedicada ao mercado brasileiro será feita na Argentina, onde a planta da Renault em Santa Fé recebeu modificações e investimentos para a fabricação de três modelos, sendo os demais a Nissan Frontier e a Mercedes-Benz Classe X.

Aqui no Brasil, a Nissan Frontier atualmente vendida vem direto da planta de Morelos, no México. Com duas versões e preços entre R$ 150 mil e R$ 167 mil, o modelo é oferecido apenas com cabine dupla e tração 4×4, além do conjunto mecânico citado acima. As vendas são baixas, tendo emplacado esse ano 934 unidades. No ano passado, foram vendidas 4.057 unidades.

Mas então, como deve ficar o posicionamento desses três modelos? Como já visto no mercado europeu, a Renault pode chegar ao mercado brasileiro explorando nichos que a Nissan não atende, mas que as rivais estão presentes. Entre eles, uma versão chassi-cabine da Alaskan, assim como opção de cabine simples. Outra opção para essa picape é oferecer versões mais baratas com motor diesel 2.3 com 160 cv ou mesmo uma versão flex do motor 2.5 SCe, que é o mesmo propulsor do Renault Koleos, já confirmado para o Brasil.

A Nissan manteria seu foco em versões mais completas e equipadas, especialmente nas séries especiais e específicas, tais como a Attack, por exemplo. A personalização pode ser um diferencial importante para a marca japonesa com sua Frontier. Já a Mercedes-Benz também pode dispor de versões comerciais quase similares às da Renault, mas com foco também nas mais completas e no luxo, trazendo para cá a versão X350d com motor V6 3.0 de 258 cv.

Tags:

Sobre o Autor

Escreva uma resposta ou um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *