O Audi A1 2019 está perto do chegar. O hatch compacto da marca alemã é um dos últimos de sua categoria dentro do grupo Volkswagen com uma plataforma PQ25. Mas, o premium germânico deve surgir ainda este ano com uma nova geração, feita sobre a plataforma modular MQB A0, a mesma dos Volkswagen Polo e Seat Ibiza, por exemplo.
Maior e mais leve que o atual, o Audi A1 2019 deve seguir a trilha dos irmãos de nível superior e oferecer eficiência melhor, design esportivo e ampliação considerável de espaço e porta-malas. Como se trata de um carro que em realidade possui poucas chances de ser fabricado fora da Europa, sendo ainda unicamente feito em Bruxelas, Bélgica, o compacto mudará para Martorell, em Barcelona, Espanha.
Nesta nova geração, mais aparentada com Polo e Ibiza, o Audi A1 2019 ganha teaser que revela seu novo local de produção, que é naturalmente a capital da Catalunha. O interessante da imagem é que a tela do sistema de entretenimento – aparentemente o MMI da Audi – permite escrever direto no display, algo que nenhum infotainment da VW pode fazer. Aparentando 10,1 polegadas, a tela está integrada ao painel, diferente da geração atual, que é a primeira e única desde 2010.
Próximo ao display é possível ver um difusor de ar mais direcionado ao condutor e com cor contrastante. A moldura parece integrada ao cluster, que notadamente será a versão Audi do Active Info Display da Volkswagen, com tela de 10,25 polegadas. Abaixo da multimídia, o acabamento passa a impressão de alumínio texturizado com novo conjunto do ar-condicionado dual zone, completamente refeito.
Mais abaixo ainda, é possível ver um conjunto de teclas iluminadas com diversas funções, entre elas Start&Stop, controles de estabilidade e tração, bem como o Audi Select Drive, que deve ter pelo menos cinco modos de condução. Por fora, o Audi A1 2019 terá um design mais nervoso, com frente menos envolvente, adotando elementos retilíneos e detalhes mais expressivos, assim como na traseira. Sem as duas portas de entrada, o modelo já nascerá como Sportback e nem esperamos algo além disso.
Na mecânica, a plataforma MQB deve receber ajustes suficientes para desempenho superiores de S1 e quem sabe um RS1. Entretanto, basicamente a motorização será centrada no EA211 R3 1.0 TFSI com 95, 115 ou 125 cavalos, além do 1.5 TFSI com 130 ou 150 cavalos, alcançando naturalmente o 2.0 TFSI com 200 cavalos no S1. As versões diesel devem se limitar ao 1.5 TDI por causa das emissões de NOx, mas espera-se futuramente uma opção micro-híbrida com 48 volts.
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